Grupo Luso Pirotecnia pela quinta vez no “L’International des Feux Loto-Québec”

Hoje, quarta-feira dia 10 de julho às 22h, o céu de Montreal ficará em festa iluminado pelas cores dos fogos-de-artifício do “La Ronde”.
Neste 10 de julho será a equipa portuguesa Grupo Luso Pirotecnia que durante 30 minutos extasiará alguns milhares de espectadores.
Pela quinta vez e a convite do “LaRonde”, no âmbito do concurso “L’International des Feux Loto-Québec”, a equipa do Grupo Luso Pirotecnia vem fazer a sua prestação a Montreal.
Quando em 2002 esta equipa veio pela primeira vez ao “LaRonde”, imediatamente se constatou que o nível artístico, criativo e inovador das suas peças pirotécnicas eram de longe superiores ao que até então se tinha visto e estávamos habituados.

Com quatro prestações absolutamente memoráveis no “LaRonde” (2002; 2005; 2008; 2012) e na véspera da sua quinta prestação, esta equipa já conquistou dois Júpiter de Prata (2002 e 2012), as quais, na nossa modesta opinião, teriam merecido, isso sim, o Júpiter de ouro.
Hoje tivemos o prazer de nos encontrar com o Paulo Almeida, o Nuno Fernandes, o Fernando Rodrigues, o Pedro Gonçalves e o Sérgio Almeida da equipa Luso Pirotecnia e de lhes fazer algumas perguntas. Ficámos assim a saber que um espetáculo piromusical de 30 minutos (como aquele a que iremos assistir no dia 10 de Julho) demora cerca de 3 a 4 meses a preparar.

O primeiro passo é a escolha do tema, depois é a escolha da seleção musical que se acordará com o tema escolhido e por fim é o design e a construção pirotécnica que, em simbiose com a música, contarão uma história. Fomos, sucintamente, informados que grandes novidades e muitas surpresas nos estão reservadas para este espetáculo piromusical. Conhecendo a qualidade e o elevadíssimo nível artístico, criativo e inovador desta equipa ficaríamos surpreendidos era se algo de absolutamente extraordinário não fosse trazido para este espectáculo.
Esta nossa conversa deixou-nos de água na boca e estamos impacientes para ver o que hoje a noite nos reserva. 10… 9… 8… 7… 6… 5… 4… 3… 2… 1… 0, Que tombe la nuit et que la fête commence !”.

Da esquerda para a direita: Paulo Almeida, Nuno Fernandes, Fernando Rodrigues, Pedro Gonçalves e Sérgio Almeida (faltam na foto 2 elementos que não puderam estar presentes).

TEXTO: DINORA DE SOUSA