Em 2005 tive a honra de ser um dos seus alunos. Numa sessão tive a oportunidade de ver quem ele é. Uma pessoa com grandes ideias e que fez muito para a língua portuguesa em Montreal.
E, de repente, vi na internet o seu falecimento no dia 23 de novembro de 2023. Fiquei muito emocionado quando ouvi que haverá uma “tertúlia” em sua memória no dia 4 de fevereiro na Associação Portuguesa do Canadá, pensei ver e apreciar este lindo gesto da sua esposa, família, alunos e amigos dar um toque no que ele gosta tanto. Uma tertúlia, para quem não sabe, é uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentar um local, que se reúnem de forma mais ou menos regular e discutir sobre vários temas ou assuntos. Desta vez é um último adeus a um homem de literatura, um professor, um amigo, um colaborador de vários jornais, tal como o Luso Presse e A Voz de Portugal, foi um amor da vida e que nunca será esquecido na comunidade.
Claro, ele tinha os seus vícios, ele tinha uma maneira de pensar que muitos não o compreendia mas muito o seguiu, ele foi uma pessoa digno de tudo o que ele fez durante a sua vida, e espero que a proxima geração continuirá de uma certa maneira o que ele faz.
No final desta linda e emocionante tarde tivemos um momento de Fado com Luís Duarte, António Moniz e Nelson Moreira.
Adéus Luís.