Domingo, um dos mais lindos dias e que faz a felicidade de todos os Açorianos religiosos, Domingo do Senhor Santo Cristo dos Milagres na Missão Santa Cruz e que prestou homenagem aos Pioneiros da nossa comunidade, e, um deles foi o meu pai ANTÓNIO REIS.
ANTÓNIO REIS nasceu a 6 de Outubro de 1923 natural da Vila de Rabo de Peixe, São Miguel Açores faleceu no dia 30 de outubro de 2004, casado com Virgínia Sousa Reis deram fruto a 4 filhos Gabriela, João António, Francisca, e Suzette. Sua vida foi repleta de amor e dedicação à família e a cultura.
Grande amigo dos amigos, homem de grandes valores, devoção ao Divino Espírito Santo e a música, homem honesto e humilde sempre pronto para ajudar a quem mais necessitava.
A António Reis se deve a fundação de 2 filarmónicas a Filarmónica Portuguesa de Montreal, junto com António Pacheco e João da Mota, e a fundação da Filarmónica do Divino Espírito Santo da Laval junto com Olímpio Teixeira e Viriato Pacheco. A ele também se deve a compra da primeira Coroa do Divino Espírito Santo na Província de Quebec. Organizou-se a primeira festa do Divino Espírito Santo em 1978 em Santa Therese o primeiro mordomo foi Fernando Lúcio que era o Presidente da Associação Portuguesa de Santa Teresa. Esta homenagem ao meu pai tem muito valor não só para a família REIS mas também para todas as pessoas que sabem dar o valor ao trabalho, esforços e sacrifícios que o meu pai prestou as filarmónicas especialmente a Filarmónica Portuguesa de Montreal o meu pai chegou a hipotecar a casa da rua Berri como garantia na compra dos primeiros instrumentos. É pena que a direção desta Filarmónica nunca soube dar valor ao meu pai ainda há pouco tempo a Filarmónica celebrou os seus 50º Aniversário e a Direção nem enviou um convite a Família Reis. Infelizmente temos pessoas na comunidade que gostam de se fazer grandes à custas do trabalho dos outros.
A Familia Reis quer agradecer à Comissão das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Associação Saudades da Terra Quebequente e ao Presidente Roberto Carvalho por esta tão valiosa Homenagem ao meu pai António Reis.
Viva o Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Escrito por Francisca Reis
Foto Humberto Cabral