Lisboa – Porto um verdadeiro projeto artístico gastronómico em Montreal

Há treze anos encontrei um homem bastante interessante que tinha uma visão extraordinária. Ele criou um festival fora do normal, onde, mesmo hoje, muitos estão copiar a maneira como ele fez este festival multicultural.

Alguns anos depois Herman Alves inaugurou o restaurante Bitoque com a sua família, fez mexer muito o bairro “Sud-Ouest de Montréal”. Esta comunidade quebequense descobriu a gastonomia portuguesa e ao mesmo tempo foi o primeiro restaurante português “apportez votre vin”. Anos passaram e a construção na rua Notre-Dame e várias circunstâncias trouxeram momentos muito difíceis para o restaurante. Dois anos de construção, a Ponte Champlain e a autoroute estava tudo em construção, 20 ou 30 minutos para chegar ao restaurante, transformavam-se em 50 a 60 minutos e de vez em quando o cliente nem podia chegar lá. Mas em qualquer negócio devemos remodelar e refazer uma nova imagem.

Herman explicou-me que o ano passado ele e a sua mulher foram a Portugal e viajaram através de Lisboa. E, de repente ele teve uma ideia olhando um elétrico (Tramway): ele teve a ideia de apresentar a gastronomia portuguesa tal como uma viagem de Elétrico de Lisboa até ao Porto.
Iniciou-se o projeto de Lisboa-Porto. De lá ele fez construir um terraço tal como um elétrico, fui lá a semana passada e é realmente muito lindo. Dentro do restaurante algumas coisas mudaram, tal como a remodelação de uma sala chamada Amália que é um linda sala de espetáculo bastante acolhedora e muita linda, neste momento há espetáculos de Fado, de vez em quando e Jazz, todas as semanas faz a alegria de muitos que gostam deste estilo musical.

Na parte gastronómica tive o prazer de provar alguns pratos mais populares e foram todas uma delícia tal como Bacalhau à Brás, Bacalhau à Terra Nova, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau à Lagareiro. Supreme de frango Piri-Piri que foi uma verdadeira surpresa pelo gosto e apresentação. Borrego ao vinho do Porto que foi fantástico, Bochecha de vaca confit e muito mais.

Nos últimos tempos podemos notar que ele foi integrado como membro da Confraria do Vinho do Porto, e recebeu uma bolsa para este grandioso projeto gastronómico. A Voz de Portugal congratula Herman Alves e o seu projeto bastante interessante para a promoção da gastronomia e cultura das nossas raízes.

TEXTO E FOTOS: SYLVIO MARTINS