Lucibela no Porto-Lounge em Montreal

Lucibela já está no Quebeque e vai estar presente em vários festivais através desta província, se puder deveria ir ver e apreciar uma grande artista do Cabo Verde.

6 de agosto em Gatineau no Place de la Francophonie; 7 de agosto no “Festival des traditions du monde de Sherbrooke”; 8 de agosto no “Festival des rythmes du monde” em Saguenay; 10 de agosto no “Festival Musique du Bout du Monde de Gaspé”; 11 de agosto no “Festival acadien de Caraquet”; 13 de agosto no “Maison de la culture de Montréal” em Villeray. 14 de agosto em Montreal no Porto-Lounge no Lisboa Porto Montreal (3704 Notre-Dame, oeste). E, para finalizar ela vai estar no 15 de agosto, “Maison de la culture de Montréal” em Verdun.

Lucibela nasceu a 18 de Abril de 1986, no Tarrafal na ilha de São Nicolau em Cabo Verde.

Desde muito pequena que mostrou um interesse pelo canto. Quando a sua família se mudou para o Mindelo, na ilha de São Vicente, encontrou o ambiente ideal para desenvolver o seu gosto precoce e no liceu onde prosseguiu os estudos, acabou naturalmente por fazer parte de um grupo local, os “Minde Som”. Alguns anos mais tarde, faz as sua primeiras atuações como cantora nos hotéis de Santa Maria, na ilha do Sal e em Sal Rei na ilha da Boavista. Aí aperfeiçoa a sua técnica e conhece de imediato o sucesso junto dos turistas interpretando reportório das maiores vozes cabo verdianas, Cesária Évora, Titina e Bana. Em 2012, elege como sua casa a Cidade da Praia, alcançando rapidamente destaque nas noites musicais da capital. Aí cruza-se com diferentes músicos, entre eles o guitarrista Kaku Alves que acompanhou Cesária durante cerca de quinze anos pelos quatro cantos do mundo.

Em 2016 Lucibela dá os primeiros passos em Lisboa. Alguns jornalistas já a comparam a Cesária Évora “ A Cesária é unica e jamais existirá outra” diz humildemente a cantora “O que pretendo é dar continuidade à coladeira um pouco por todo o mundo” confessa-nos ela.” Mas quero aí chegar apenas com o meu talento”. Selecionada para participar no Atlantic Music Expo, um grande mercado de música que permite aos artistas e produtores vindos de todas as partes do mundo, encontrarem-se no centro do Atlântico na Cidade da Praia – um verdadeiro mercado de world music- Lucibela foi a grande revelação da edição de 2017.

Se o público local já a tinha verdadeiramente adotado uma vez que já há alguns anos cantava nos bares e clubes da Praia, ela é a verdadeira revelação para os profissionais do ramo, jornalistas e organizadores de espetáculos.

Após esse sucesso, Lucibela participou do Festival Sfinks na Bélgica e, em outubro e novembro de 2017, gravou seu primeiro álbum em Lisboa com Toy Vieira, um dos mais famosos músicos cabo-verdianos que acompanhou Bana, Titina, Tito Paris, Cesária Évora, Lura e muitos outros.
Com este álbum chamado Laço Umbilical, que apareceu em fevereiro de 2018, Lucibela está dedeterminada a conquistar as cenas do mundo.