Dominique Anglade anunciou segunda-feira de manhã que deixa a liderança do Partido Liberal de Quebec (PLQ).
Ela também deixará as suas funções como deputada no 1º de dezembro. Ela tinha sido membro do Parlamento para Saint-Henri-Sainte-Anne há 7 anos.
Durante uma apresentação para a imprensa realizada num hotel localizado na sua circunscrição, em Montreal, a Sra. Anglade confirmou o que a maioria dos observadores políticos vinha prevendo há algum tempo.
Ela disse que tomou essa decisão para o bem do partido e dos quebequenses.
Da minha parte admirei esta senhora que trabalhou muito forte numa reconstrução do seu partido em pouco tempo, e foi bastante difícil. Alguns dos pilares do partido fugiram a 300Km/h e o resto eram todos jovens e pessoas com fortes ideologias. Numa conversa que tive com ela no restaurante Estrela do Oceano, perguntei se ela vai conseguir. E, a sua resposta foi que ela vai tentar o mais possível para ganhar.
É claro,…
Com a Covid-19, e o parlamento encerrado durante vários meses, devemos compreender que ela teve muitas dificuldades em apresentar a sua equipa com cheia de ideias e forças para chegar a ganhar mas fez o que muitos decidiram de fugir. Ela atacou e contra-atacou o governo, fazendo muito com pouco tempo previsto para ela.
« Lors de la dernière élections, nous avons eu un véritable vent de face. Depuis le 3 octobre, j’ai pris la pleine mesure des résultats. Comme plusieurs, j’ai été déçue. J’ai alors entamé une réflexion personnelle, normale dans le contexte. […] Le PLQ doit opérer un renouvellement de son offre politique et sa façon de faire de la politique. On n’a pas le luxe d’être miner par des intrigues internes dont les Québécois n’ont que faire. En conséquence, j’ai informé le président du parti de ma démission à titre de cheffe du PLQ. J’annonce également que je quitterai mes fonctions de députée de Saint-Henri — Sainte-Anne. »
Dominique Anglade
Acho que o próximo líder do Partido vai dever trabalhar muito forte para continuar o que ela começou mas, vai dever trabalhar para refazer um partido sem alma e sem ideias.
Boa sorte Dominique, até à próxima.