Na cerimónia do 1.º aniversário da Praça do Emigrante

Bolieiro inaugura memorial na Praça do Emigrante
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, vai inaugurar o Memorial ao Soldado Emigrante durante a cerimónia do 1.º Aniversário da Praça do Emigrante, na cidade da Ribeira Grande, no dia 25 de julho (domingo), a partir das 19 horas (hora dos Açores).
Para assinalar a data, a AEAzores – Associação dos Emigrantes Açorianos, que gere os eventos na Praça do Emigrante, preparou um programa que inclui a primeira atribuição dos Prémios “Açores de Mil Ilhas” e um concerto musical pela artista açoriana Sara Cruz.
Devido à situação pandémica, a presença de público para o concerto de Sara Cruz está condicionada a reserva prévia (através do endereço eletrónico aeazores@gmail.com).
O Memorial ao Soldado Emigrante é um monumento único, evocativo dos nossos emigrantes que combateram ou combatem sob a bandeira dos países de acolhimento. Trata-se de uma homenagem aos que, partindo para terras longínquas em busca de um futuro melhor e enfrentando as mais diversas contrariedades que a emigração implica, dedicaram as suas vidas ao serviço das Forças Armadas dos países de adoção.
Na cerimónia, que contará também com a presença do presidente da CM Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, e do diretor regional das Comunidades, José Andrade, a AEAzores atribuirá os Prémios “Açores de Mil Ilhas”, criados para distinguir personalidades e entidades públicas e privadas com raízes açorianas, radicadas no estrangeiro ou envolvidas no estudo e promoção do legado açoriano além-fronteiras.