A fase de desconfinamento já começou tal como eu escrevi a semana passada.
Esta semana todos os salões de cabeleireiro tal como Salão Nela e Salão Edite, reabriram em Montreal, e esta semana os restaurantes reabriu através do Quebeque mas não na grande área de Montreal.
E, sim, esta área é bastante grande porque fui a St-Bruno para resolver um problema e eu pensava que eu podia ir passear nesta linda cidade, e não todos os centros comerciais estão fechados ainda, tal como Montreal. A semana passada começamos a informar quais são os negócios da comunidade portuguesa estão abertos tal como a Casa Minhota, Aldea, Casa Santos, e muitos outros restaurantes estão a reabrir tal como o Estrela do Oceano confirmou que a reabertura será a semana que vem, isto é uma boa notícia para os amador da boa gastronomia portuguesa, e vou ir lá comer o meu prato favorito. E, podemos informar também que o famoso restaurante Casa do Alentejo vai reabrir no dia 23 de junho, convida todos a ir lá comer um bom franginho do Zé.
A grande notícia veio do Dr. Horacio Arruda segunda-feira. A primeira notícia é sobre os 2 metros de distancias, agora há certos relaxamento sobre esta régra tal como os meninos, já podem estar mais pertos tal como as salas do “cégep”, e mesmo as salas de espetáculos. A partir do 22 de junho as salas poderão reabrir a um máximo de 50 pessoas, mas devem ficar a dois metros de distância. Em julho poderá haver pontos de encontro ou seja ajuntamentos de 250 pessoas disse o Dr Richard Massé, conselheiro estratégico da Direção da “Santé publique”.
Nem em casa, nem nas igrejas.
Estas novas regras não são para casa nem nas igrejas. De fato, durante missas ou reuniões religiosas, muitos estão acostumados a cantar, o que aumenta o risco de transmissão, disse o Dr. Massé. Acho isto difícil a compreender, se nas igrejas podiam organizar um distanciamento de 2 a 3 metros,… podia funcionar,… estranho!!!
Texto de Sylvio Martins