Páscoa em Santa Cruz

O Tríduo Pascal em Santa Cruz, o conjunto das três grandes celebrações do Cristianismo, composto pela Quinta-feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, foram vividas na Missão Santa Cruz com muita dignidade e fé.

Quinta-feira Santa, para mim, a maior das celebrações, que marca a instituição da Eucaristia e o “Lava-pés”, que é o exemplo de amor e de humildade de Jesus. Pela primeira vez participei como apóstolo, na cerimónia do Lava-pés.

Sexta-Feira Santa, em que recordamos a Paixão e morte de Jesus, a liturgia da palavra foi presidida pelo Sr. Padre Adam e concelebrada pelo Sr. Padre Clécio. A adoração da Cruz, sempre muito participada em que os fiéis levam uma flor como símbolo de gratidão, essas flores depois servem para a decoração da igreja.

A Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, onde se inicia a bênção do Fogo Novo, que de seguida acende o Círio Pascal. Proclama-se a Páscoa através de canto Exultet, executado por Tony Cunha e faz-se a leitura de catorze passagens bíblicas (sete leituras e sete salmos). Nesta celebração procede-se à bênção da água, essa água benta com que se batiza os novos Cristãos e com que nos benzemos ao entrar no templo de Deus. Tivemos o privilégio de assistir ao batizado da menina Natacha Trindade. Um momento muito especial, porque não acontece todos os dias que um adulto se batize. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

Domingo de Páscoa, é o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte, ressuscita e mostra o valor da vida. Nesta celebração a igreja de Santa Cruz é invadida pelos símbolos do Espírito Santo, que seus devotos os levam ao altar para serem benzidos e o sacerdote proceder ao envio dos mesmos, entregando-lhes uma oração para rezarem ao iniciar o santo terço à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Participaram nesta Eucaristia as Domingas de Santa Cruz, Filarmónica Portuguesa de Montreal, Hochelaga e de Anjou, que excecionalmente, este ano festeja Pentecostes no mesmo dia do de Montreal. O nosso saudoso amigo António Vallacorba já deve ter dado alguma volta na sua urna, ao tomar conhecimento desta situação.

Os Mordomos de Santa Cruz, Sara Baptista e Carlos Medeiros, aproveitam a ocasião para desejar a toda a comunidade Feliz e Santa Páscoa e informam que no próximo Domingo, na missa do meio dia coroam as famílias de Anabela Medeiros, Orminda Isidoro, José Machado, um grupo de amigas de Hochelaga e António Correia, de Anjou.