Primeira Noite de Fado na comunidade

Neste fim de semana transacto era suposto ser um grande fim de semana onde a comunidade dava uma grande explosão comunitária em atividades de todas as maneira, que seja, cultural, festivo, ou mesmo educativo. A Santa Cruz, Associação Portuguesa do Canadá, Clube Portugal de Montreal e a Casa dos Açores estavam todos em movimento para receber Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.
Mas, na última hora, tudo foi cancelado, pequeno por menor onde o orçamento foi chumbado e parece que Portugal irá em Eleições porque o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa irá desolver o governo esta quarta ou quinta-feira…
Mas nada impedia se Berta Nunes vinha ou não,… tudo isso não é organizado em 2 minutos e nada impedia ela vir em Montreal, mas ela e o governo decidiu de não vir aqui…
Pequena pergunta?
porquê é que ela vai ir a Toronto, parece que só foi anulado Montreal e não o resto da sua viagem. Eu gosto ser respeitado e a comunidade precisa ser respeitada, se ela vai a Toronto, ou ela deve anular Toronto ou puxar a sua viagem a Toronto e vir a Montreal e depois Toronto. O Sr. Cônsul deve ter uma explicação e dar-nós explicações porquê ela vai a Toronto e não Montreal, mesmo se a comunidade de Toronto é maior, devemos ser respeitados e ter a honra de a receber. Esta é a minha pequinina nota sobre este fim-de-semana.
Quando tudo está organizado devemos regressar as mangas e trabalhar. Através da comunidade tudo foi anulado mas houve algumas alterações. A Associação Portuguesa do Canadá continuou com a sua Noite de Fado, mas em vez de ter a comitiva da Sra. Secretária Berta Nunes, haviamos só o Canceler e o Cônsul-Geral de Portugal António Barroso.
Os organizadores decidiram de servir o jantar e depois tivemos umas palavrinhas do Cônsul-Geral e depois iniciou-se a Noite de Fado com Jordelina Benfeito, Luís Duarte, Nelson Moreira e António Moniz.
Em primeiro lugar o jantar foi bom e tivemos uma boa noite alegre, acho que há pessoas que esqueceram-se de cumprir a lei do Fado, e devemos se lembrar que esta noite não era de 5 horas de Fado mas sim um momento solene para os amantes da nossa canção nacional. Silêncio é importante. É um respeito importante para estas pessoas que estão a tocar e a nos sentir bem juntos na Associação mais antiga do Canadá.