Prepara-se para o final mais violento que poderia imaginar em ‘Quer o Destino’. Um desfecho triste onde a morte espreita a cada esquina.
Catarina, Mateus e os irmãos descobrem quem é Vitória, levando-a quase à morte. Uma situação que revolta Lucas e que o faz abandonar a casa. Carlos salva a amada, mas é Lucas que acaba por tratar dela, mostrando nunca ter estado do lado daquela família. Contudo também não os pode deixar numa altura em que a Quinta está á beira da falência.
Temendo pela vida desta, o capataz consegue que a enfermeira e a mãe cheguem a um acordo. Ela jamais falará da violação, da filha, do que lhe aconteceu e ao pai e esta permitirá que publicamente esta assuma a relação com Lucas nunca revelando porém, à menina quem ela é. Mais terá que fazer com que Lucas ceda a fazenda e o seu legado a Marcos. Por amor, Vitória, embora sedenta de vingança, aceita.
Mas a revolta fala mais alto e Vitória faz saber a Lucas toda a verdade, inclusive que Ana é sua filha, fruto de ter sido violada por Mateus, Marcos e João…com o amado de Isabela a matar o seu pai.
De cabeça perdida, Lucas enfrenta a mãe levando a que esta haja antes mesmo deste sair de casa. Manda Mateus raptar e espancar Vitória como sinal de vingança. Louco, e apesar de estar a poucos dias de casar com Isabela, o psicopata aceita. Rapta a enfermeira, espanca-a e fotografa todos os detalhes, dizendo-lhe que se ela voltar a falar seja a quem for do seu segredo ou apoiar Carlos na tentativa de provar que é um Santa Cruz- este descobriu que é filho da violação do marido de Catarina a Joana- ele fará o mesmo à filha dela.
Aleijada e temendo pela vida Vitória desaparece para grande surpresa de todos. Contudo quase é morta por Marcos, de espingarda em punho, a mando da mãe, que resolveu colocar um ponto final na situação. Mas a chegada de Hugo atrapalha tudo e a enfermeira desaparece.
Dia de casamento maldito
Mateus e Isabela vão casar. É o dia mais feliz do psicopata. A mãe não está propriamente feliz mas sabe que tem o filho sob o seu controlo assim como os restantes membros, inclusive Lucas que não contou a ninguém nada sobre Ana. Vitória aparece no quarto da jovem e num ator de coragem conta-lhe tudo o que descobriu. Mais, que Hugo e Carlos estão neste momento, e depois de terem seguido dias a fio Mateus, a tentar descobrir o corpo do seu pai…que ele matou. Isabela fica destruída. Não quer acreditar que o noivo, o homem por quem se apaixonou é um louco…
Vitória sai dali em segredo, para surgir linda e maravilhosa na festa. Marcos tenta detê-la mas Lucas impede-o. Ela diz-lhe que espera a qualquer momento uma chamada para poder finalmente pôr um fim naquela charada.
Isabela revolve então todas as gavetas do quarto de Mateus e encontra vários objectos que pertenceram a vítimas do futuro marido. Chora desesperada, sem saber o que fazer. Contudo enche-se de coragem e desce as escadas.
A festa prossegue, os convidados estão todos presentes, menos Rita que está desaparecida (ver caixa). O telefone de Vitória toca. É Carlos que diz que achou não só o corpo do pai como de Guilherme, de Ofélia e de todos os que eventualmente souberam o segredo dela. Cheia de coragem, e quando a amiga se prepara para subir ao altar, informa Lucas. Os dois abandonam os festejos e dirigem-se ao local onde estão os corpos. Lucas está chocado. Garante que nunca soube de nada. Vitória diz que acredita que ele e João estão inocentes. Ele porque de facto de nada sabia e João porque foi o único que se arrependeu do que se passou. Entretanto, Isabela não consegue prosseguir com o casamento e antes do padre começar a falar diz a Mateus que sabe quem ele é de verdade e que na realidade o odeia. Depois sai dali deixando todos muitos atrapalhados. Marcos tenta acalmar a situação em vão.
A fuga
Lucas, ao lado de Carlos, Hugo e Vitória revela a todos que agora que a verdade é pública e que já percebeu que Isabela não casou com Mateus, que acha que a filha corre perigo de vida. Ana está na quinta e agora que ele sabe de tudo tem medo que a mãe faça algo impensável. Especialmente sabendo que ela é a verdadeira filha de Vitória. A enfermeira garante que tratará de tudo enquanto que ele chama a polícia. Catarina vê-a chegar. Ela e Mateus estão no quarto e ela ordena-lhe que acabe com a vida de uma e de outra pois o passado não pode mais manchar aquela família. Vitória entra no quarto de Ana e pede-lhe para seguir com ela dizendo que correm disco de vida. Ana que a adora percebe que algo se passa, quando o psicopata tenta entrar…
As duas empurram um armário contra a parede e procuram outra forma de fugir. Apenas a janela que dá para o telhado parece ter espaço suficiente. As duas tentam abri-la ao mesmo tempo que o louco Santa Cruz tenta entrar. Primeiro passa Ana e só depois Vitória…que ainda é esfaqueada por Mateus. Lucas agradece a Vitória, que está ferida gravemente. Ela pede-lhe que nunca conte a verdade a Ana pois ela não conseguiria lidar com o choque e ele aceita. (TVI)