São Martinho em Sainte Thérèse

Rege a tradição de que “no dia de São Martinho, vai-se à adega provar o vinho”. Sábado passado, deslocámo-nos à cidade visinha de Sainte-Thérèse para assistir à festa de São Martinho organizada pelos mordomos do Império do Espírito Santo de S. Pedro 2020, em colaboração com a Associação Portuguesa de Sainte Thérese.

Deparei, no salão de festas, com muita gente conhecida, que nos anos oitenta e noventa vinham a Hochelaga, participar, como eles diziam,
nas festas à moda da Terceira. Tive prazer de confraternizar com
um deles, o Humberto Soares, que continua ativo no meio associativo,
com a mesma coragem de sempre.

Jerry Arruda, um dos mordomos, teve a árdua tarefa de mestre de cerimónias. Após as boas vindas e agradecimentos, foi dando, tal um maestro, o ritmo à festa. Chegando à hora do jantar, foi-nos servido queijo fresco e pé-de-torresmo, um verdadeiro regalo. Depois uma sopa
de legumes, tipo caseira, que com o frio que se sentia soube muito bem. A refeição preparada pela senhora Graça Barbosa e António Araújo, das “Refeições M.Gerard”, constou de um delicioso buffet à portuguesa. Para a sobremesa havia uma enorme variedade de fruta e doçaria confecionada por várias benfeitoras.

A animação musical esteve a cargo de DJ Machado e de Duarte Froias, que logo de início me impressionou, quando interpretou “mãe” de Frei Hermano da Câmara. Foi muito divertido o duo Duarte Froias e Eduíno Machado, que mantiveram a pista de dança constantemente repleta. Durante o serão convidaram o Brian Ferreira que interpretou um dos seus sucessos musicais.

Chegando à hora da prova dos vinhos, convidaram três júris, que tiveram a difícil tarefa de pontuar agua pé, com características semelhantes e de muito boa qualidade. O primeiro prémio foi para o Sr. José Machado com 23 pontos e o segundo e terceiro, para os senhores Norberto Amaral e José Carvalho, ambos com 20 pontos. Vários foram os aniversariantes do serão, a Senhora Eduarda Vieira, Jerry Arruda e Duarte Froias.

Muitos parabéns para eles. O amigo João Teixeira, que durante vários anos esteve implicado na Filarmónica Portuguesa de Montreal, deve sentir muito orgulho do seu neto Miguel Teixeira-Amaral. Um jovem implicado em várias atividades da comunidade. Participa nos jovens em Ação, é árbitro e colabora intensamente, juntamente com sua mãe e seu pai (Madalena e Norberto), nas festas do Espírito Santo, tanto em Montreal como em Sainte-Thérèse. Diz querer brevemente ser mordomo da festa do Espírito Santo de Santa Cruz.

O Jerry agradeceu, com emoção, inúmeros patrocinadores e colaboradores da festa. Na minha mesa, por coincidência, encontravam-se dois deles, o Eddy e Benny Sá, juntamente com as suas respetivas cônjuges.

Os mordomos do Espírito Santo do Império de São Pedro 2020 são: Jerry Arruda, Sylvie Machado, Carlos Medeiros, Sara Batista, Norberto Amaral, Gabriel Perdigão e Jason Arruda.

A Voz de Portugal deseja o maior dos sucessos a este grupo de Mordomos.

Texto Antero Branco e fotos de Humberto Cabral.