O Clube Oriental Português de Montreal organizou a sua festa anual e tradicional que é a festa de São Martinho.
Onde todos vão beber o vinho e comer as castanhas. É de salientar que o jantar foi impecável e bem saboroso. Na parte musical houve Duarte Froias e dois cantores da velha guarda, Júlio Felix e Fátima Miguel. Foi um lindo serão para todos os presentes.
A lenda de S. Martinho: num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias.
Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho, ainda catecúmeno [que não foi batizado], cobriu-me com esta veste”.
Não devemos esquecer que o dia de São Martinho é no 11 de novembro e que coincide com o famoso dia “Jour du Souvenir”, Dia da Lembrança, para que todos se lembrem do sacrifício que os homens fizeram na guerras mundiais.
Feliz dia das castanhas e do bom vinho.