As celebrações da Páscoa de regresso, praticamente, à normalidade na nossa comunidade após, dois anos de pandemia.
O Tríduo Pascal teve início na passada Quinta-feira aonde celebramos a Ceia do Senhor, a Instituição da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento do Amor. Para a cerimónia do Lava-pés, o Senhor Padre Adam convidou 12 membros da equipa de liturgia, como forma de repetir o ato de humildade de Jesus para com seus apóstolos.
Sexta-feira Santa, em que relembramos a paixão de Jesus Cristo, que morreu crucificado para a salvação do mundo, o grupo de jovens, liderado por Óscar Batista, com a cumplicidade de Lurdes Carvalho e de Inês Gomes, encenaram o caminho do Calvário, em que Jesus, no alto da cruz, carrega em Si a condição humana de todas as vítimas do mundo.
No final da tarde decorreu a Via Sacra dos jovens da catequese.
A simbologia do Tríduo Pascal terminou no Sábado da Aleluia, com a Vigília Pascal, mãe de todas as Vigílias. Noite da bênção do fogo, que por sua vez acende o Círio Pascal e as velas de toda a assembleia.
A Vigília tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. É nesta noite que voltamos a cantar o Glória da Ressurreição de Jesus Cristo.
Terminamos a semana Santa, com o Domingo de Páscoa, com a igreja repleta e lindamente decorada com as flores que os fiéis depositaram aos pés da Cruz, de quando a sua adoração, na sexta-feira Santa, celebrámos a passagem da morte para a vida por meio da ressurreição de Jesus Cristo. Durante o evangelho, alunos da catequese, dirigidos por Celeste Fernandes, encenaram a descoberta do tumulo vazio encontrado por Maria Madalena.
É também no Domingo de Páscoa que as irmandades do Espírito Santo da comunidade, levam até ao altar os símbolos do Divino, para serem benzidos. Após a sua bênção o Senhor Padre Adam entregou a cada uma das famílias uma oração, para que a rezem durante o terço da sua Dominga.
A animação litúrgica da semana Santa esteve a cargo dos Grupos Corais Santo Cristo, Santa Cruz e Juvenil.
A partir do próximo Domingo assistiremos às coroações do Divino Espírito Santo.