Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de ver e apreciar uma nova estrela na comunidade, Tony Mickael.
A sua história é bastante interessante e foi sempre em movimento em Portugal, França e em Montreal. Os seus pais são naturais de Lisboa da parte do seu pai e Alijó, Trás-os-Montes da sua mãe.
Ele teve sempre a sua ideia de viver o momento mágico, viver o sonho americano. “Le rêve américain par définition, part de l’idée selon laquelle n’importe qui, par son travail, son courage et sa détermination, peut devenir prospère. Le rêve américain est de nature éthique. … Cette idéologie qu’est le rêve américain, est un désir d’abondance et de liberté”.
“Sabendo que este sonho americano é um sonho que exige muito trabalho e dedicação, e é verdade, os meus pais disseram-me e sempre disse, ‘tudo é possível em Montreal’. Um dia trabalhas como um negro na construção e depois de alguns anos de trabalho e dedicação podes chegar no topo e ter uma boa vida. A única coisa é que deves trabalhar e dedicar-te para chegar lá”.
Com este licensa de trabalho Tony e a sua família chegaram em junho. E, em pouco tempo, o seu novo livro está a ser re-escrito. Em França ele foi um grande cantor e animador durante 20 anos. O seu trabalho a tempo inteiro é um trabalho bastante complicado e deve ter muito talento para conseguir isto, vidraceiro em Ste-Julie. Ele não sabia que havia uma comunidade bastante forte em Montreal, e uns primos criou um grupo Facebook para apresentá-lo em Montreal. Um deles convidou-o à ir a Associação Portuguesa do Canadá e encontrar o Eddy Sousa que organizou-se para atuar lá.
Na festa de São Martinho cantou e encantou todos, e na semana seguinte Tony estava sozinho, mas não tinha o seu material, vendeu tudo em França quando emigrou para Montreal. Ele foi a correr comprar um teclado e lá fez o seu primeiro “Show”, que foi um grande sucesso.
Ele seguiu a carreira do seu pai… Vasco Jorge era a referência musical em França e em Portugal nos anos 80 e 90, ele tinha a sua rádio e apresentava a cultura portuguesa em grande. Mas quando Tony tinha 14 anos o seu pai vendeu a rádio e voltou para Portugal abrindo uma dancetaria, fazendo espetáculos todos os fins de semana. E ele gostava muito deste ambiente e começou a dar os seus primeiros passos no café do seu pai. Em breve vai festejar o seu 20º aniversário como cantor e podemos ir ao YouTube e ver dois vídeos profisionais em francês que são de alta qualidade.
Qual é a música que gosta? Gosta de fado, música latina, e o que faz a diferança de todos os artistas é que ele é bem conhecido com o seu estilo Kizomba. Quais os cantores preferidos? Michael Bolton, Michael Jackson, Céline Dion.
Parabéns à nova estrela da comunidade e espero que esteja presente em grandes festas e que faça grande espetáculos musicais em Montreal e arredores.