Um ano depois a Covid-19

Sim já lá vai um ano depois que tudo isso começou…
É triste, eu me lembro a última festa que fui, no 15 de março de 2020, na Festa da Primavera, onde metade da sala tinha anulado mas a direção fez a festa e estavam no seu direito porque, no tempo, era permitido agrupamento de 200 pessoa e menos. e havia só 130 nesta noite,… na semana anterior havia 8 eventos,… lançamento de um livro, Dia internacional da Mulher no Estrela, a Missa Fadista, a nova loja de flores “Fleur2” situado em Laval que abriu no mesmo tempo. Parecia que 2020 seria um ano incrível para o jornal e a comunidade,… e derepente,…
Tudo parou.
Não há festas, nem nada na comunidade, houve um momento de relaxamento durante o verão, mas desde março é incrível.
Devemos notar que o jornal A Voz de portugal está a continuar a organizar algumas atividades para a comunidade. Esperamos que gostem. É uma maneira de fazer mexer a comunidade, de uma certa maneira e que vão gostando pouco a pouco, não se esquecem que sábado será o lançamento do primeiro CD da comunidade, espero que todos vão ir ao restaurante ALDEA e que continuem a apoiar os comércios portugueses através da comunidade, que seja Montreal, Laval, Longueil, Brossard, Mont St-Bruno etc.

Vacinação: abertura para os 70 anos
A vacinação já começou desde dezembro, em primeiro foi para as infirmeiras/os e doutores, depois foi para os CHLD e casas dos idosos e agora estamos na zona das idades. 80 e mais foi há duas semanas, e a semana passada mudou de 70 e mais. É claro que dentro duas semanas vai ir para 60 e mais. Se a vacinação continua neste velocidade,… em junho/julho a maioria da população vai estar vacinada. O problema que já começou é que a vacinação vai dar uma mais valia a pessoa… Se queres ir de viagem ou ir a um restaurante,… será que vais ter um passaporte electrónico para informar e tens direitos a mais ou não. Em alguns países já fazem esta dintição para dar mais valor as pessoas que vão ao restaurante… tal como se queres ir a igreja,… se tens as duas vacinas será que podes ir sem ser contado… O governo vai dever organizar uma maneira de organizar isso porque, sim, se tens a vacina, devias ter o direito de ir onde queres. Exemplo: No SuperBowl que foi no 7 de fevereiro de 2021, a metade do estádio estava cheio de fãs. É importante de notar que todos os presentes foram vacinados com as duas doses para poder estar presente neste espetáculo desportivo. Já há distinções através do mundo, será que o Quebeque vai entrar nesta vaga… vamos ver…

Permitido ou proibido
zonas de côr de laranja?
Com exceção de Montreal, Lanaudière, Laurentides, Laval e Montérégie, todas as regiões do Quebeque estão relaxando as suas medidas de saúde a partir de segunda-feira.
O que muda: Restaurantes: máximo de dois adultos por mesa e que podem estar acompanhados por seus filhos menores. Os proprietários dos restaurantes devem manter um limite de clientes devem apresentar provas de residência que vive na zona laranja. É necessário fazer reserva, exceto para estabelecimentos de “fast food”. Salas de treinamento (academias): São autorizados treinamentos individuais, para duas pessoas juntas, devem viver na mesma residência. Atividades desportivas ao ar livre (esqui, aulas de esqui, raquetes de neve ou patinagem): são permitidas em locais públicos para pessoas da mesma residência ou para um máximo de oito pessoas de residências diferentes. Os locais de culto: terão capacidade para acomodar no máximo 100 pessoas respeitando as normas sanitárias. O horário: “Couvre-Feux” foi estendido para 21h30 em vez de 20h00.
O que não muda: Viagens entre regiões e cidades: ainda não recomendado, exceto para viagens essenciais. Reuniões em residências particulares (casa ou chalé), internas ou externas, são proibidas, exceto para pessoa que more sozinha. Uma pessoa que resida sozinha, com filhos dependentes, se aplicável, pode se juntar a pessoas que moram em apenas um outro endereço, desde que formem um grupo estável. Cuidadores, pessoas que oferecem um serviço ou apoio e mão de obra para o trabalho planejado podem vir à casa particular de outra pessoa. As atividades organizadas em local público são sempre proibidas, exceto em funerais, com um máximo de 25 pessoas. Bares, cervejarias, tabernas e cassinos permanecem fechados. Para microcervejarias e destilarias, apenas seus serviços de consumo no local serão encerrados. Spas: os serviços de massoterapia são autorizados, mas o acesso às banheiras de hidromassagem terapêuticas ainda será proibido.

11 de março
O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou que haverá um dia em memória das vítimas do COVID-19 que vai se realizar, quinta-feira, 11 de março.
«En ce jour, j’invite tous les Canadiens à s’unir pour honorer la mémoire de ceux que nous avons perdus et des personnes qu’ils ont laissées derrière eux. Nous rendrons également hommage à tous ceux qui ont été touchés par la COVID-19 et à tous ceux qui continuent de travailler fort et de faire des sacrifices incroyables dans notre lutte contre le virus», declarou o Primeiro Ministro do Canadá.
Uma cerimónia está marcada para o meio-dia, e os quebequenses são convidados a um minuto de silêncio às 13h.
Até à Próxima…