No fim-de-semana de 30 de Junho e 1 e 2 de julho de 2023, a comunidade portuguesa de Ste-Thérèse celebrou a terceira pessoa da Santíssima Trindade numa das expressões mais populares e antigas dos festejos comunitários em louvor do Divino Espírito Santo – o Império de S. Pedro.
Este ano foi um fim de semana com grande incerteza, porque o tempo estava um bocadinho complicado, não sabiamos se a temperatura aguentava ou não, mas no sábado tivemos sorte e domingo foi um lindo dia de calor. Na sexta-feira houve a benção das pensões e recitação do terço no estacionamento do Hôtel de Ville de Ste-Thérèse, após o terço houve a folia do Divino Espírito Santo de Laval e depois foi servido a saborosa carne guisada. Mesmo se a chuva estava presente, houve boa música do DJ Eduino Machado.
Sábado tivemos sorte com a temperatura e o Starlight tocou em grande e a temperatura aguentou. É importante de notar que às 7h foi distribuído as pensões. Às 18h tivemos o Grupo Folclórico Estrelas do Atlantico de Laval (atuando dentro da tenda, por causa da chuva), e, às 19h30 Sylvie Pimentel brilhou no palco com as suas lindas canções. E, às 20h tivemos um grande show do Starlight. Eu pensava que a temperatura não aguentasse, mas sim foi um lindo momento. É pena que muitos não vieram por causa da temperatura, mas para as pessoas que vieram festejar foi um lindo momento para todos. Sem esquecer que havia um serviço de bar – onde sobressaíram os cheiros e sabores das malassadas e bifanas – e também o bazar. E, no final, foi servido o Caldo verde, sumo e vinho.
Domingo foi o maior brilhantismo dos festejos. A missa foi presidida pelo padre Adam. Na parte do entretenimento, que, nestes dias festivos, é sempre do melhor que se pode apresentar, atuou a Banda Karma também Sylvie Pimentel que animou este dia. É também de salientar o trabalhar sensacional da Filarmónica Portuguesa de Montreal que tocaram muito bem durante as sopas e que dançaram todos e animaram muito bem a tarde. Os simpáticos mordomos deste ano foram Bryan Soares, Kathy Soares e Rafael Soares. Eles fizeram o seu pápel brilhamente e a escolha dos artistas foram muito bem orquestrado.
Parabéns ao mordomo e à todos os colaboradores/as.
Para 2024 os mordomos são Sandy Andrade, Cindy De Sousa, João e Marina Andrade. Parabéns e viva o Divino Espírito Santo.