Uma Verdadeira Viagem gastonómica em Boisbriand

Gil Eanes, João Gonçalves Zarco, Bartolomeu Dias, Pedro Álvares Cabral, Fernão De Magalhães, Gonçalo Velho Cabral, Diogo Cão e Vasco de Gama foram grandes navegadores e a história iniciou-se assim com o nome de Portugal a frente de todos e líderes incontestáveis a navegação através do mundo.

Hoje em dia Portugal é uma nação orgulhosa da sua história e das suas raízes. Agora os portugueses estão a conquistar o mundo através da gastronomia. Podemos notar que nestes últimos jornais estamos a apresentar grandes restaurantes e churrascarias através de Montreal. Esta semana vamos um bocadinho mais longe, e desta vez vamos à cidade de Boisbriand.

Boisbriand é uma das cidades mais novas desta província e com acessos através de 3 boas auto-estradas 13, 15 e a 640. Podemos também contemplar as lindas paísagens desta cidade e ao mesmo tempo podemos ir ao restaurante Escudo. O nome do restaurante tem um grande significado para nós, portugueses. É a nossa moeda antiga de portugal mas também é o nome que dignifica o brasão do nosso país e que é representado no logo do restaurante que foi muito bem imaginado.

Está situado no 49 chemin de la Grande Côte bem pertinho da autoestrada 15 norte. Os proprietários são três irmãos, Jaime Filipe, Pedro Nuno e Victor Hugo. Eles já trabalharam em vários restaurantes através da comunidade tal como o Douro, Moishes, Boca Ibérica, St-Laurent Frappé, Restaurant St-Hubert, Maxi Frite e muito mais. Toda esta experiência deste três homens culminaram neste projeto gastronómico. O restaurante não é grande, há mais ou menos 15 a 20 lugares e em apresentação é realmente um dos mais lindos dos restaurantes portugueses. O mural no fundo do restaurante foi feito por eles num estilo moderno e a história do fado e o hino nacional em português e francês é realmente uma linda definição da nossa cultura, também podemos observar que através das paredes principais há produtos de todas as qualidades e notámos que há bolsas para senhoras em cortiça vindas de Portugal. Há tambem uma faixa azul com pratos tipicamente portugueses e que foram assinados por artistas, escritores famosos que vieram comer no restaurante. Ao canto tem uma decoração que representa azuleijos e que dignifica as grandes guerras de Portugal.

Agora, vamos ao mais importante… a ementa e o que lá há no restaurante. Há uma boa variedade de petiscos, Sumol com certeza, frango muito bem temperada no churrasco, febras, um prato misto com chouriço, frango e costeletas acompanhados por salada e batatas fritas que é um dos melhores pratos para poder saborear um pouco de tudo, e a famosa poutine à portuguesa com frango e chouriço misturado. Há sandes e saladas, achei que a salada foi uma das melhores e que é concebida com queijo fresco e temperada à moda portuguesa. E não devemos esquecer a nossa famosa sobremesa, uma saborosa nata. Todas as receitas e molhos são receitas de família.

O restaurante está aberto há cinco anos e é uma verdadeira história com muito sucesso para os três proprietários. Parabéns.