Vender a sua Casa Não é um Jogo de Azar

Há muitas emoções envolvidas na venda de uma casa, pois muitas vezes vivemos boa parte de nossa vida nessa casa. Tivemos ótimos momentos com a família e amigos e, portanto, estamos muito ligados à nossa casa. Por vezes, as nossas emoções levam-nos a pensar que nossa casa vale mais do que a casa do vizinho, que também está à venda.
Quando tomamos a decisão de vender a nossa cas, surgem dúvidas e perguntas. Por esta razão conversamos com familiares ou amigos, para conhecermos as suas opiniões.
Na minha prática, de consultor os clientes, que estão em processo de venda de seu maior ativo financeiro, surgem sempre várias perguntas, mas as três com mais frequência são as seguintes:
Porque é que se deve pagar por um serviço de um agente de imóveis?
O que é que o agente sabe, que eu não sei?
Não quero ter preocupações com a venda, que garantias tenho com a contratação de um agente?
Por outro lado, para tentar economizar taxas de corretagem vendendo por conta própria. Mas, esta opção significa uma economia real, ou é apenas um simples lançamento de dados?
Sem um agente, consegue economizar dinheiro ?
Na minha opinião e de acordo com a minha experiência e muitos casos que conheço, entendo que não! Porque o conhecimento do mercado é fundamental, e a análise comparativa das vendas mais recentes, o agente consegue ajudar a definir o preço mais justo e adequado da sua casa.
Neste sentido, o primeiro passo, é garantir que não perca dinheiro. Várias estatísticas comprovam que quando, anuncia a venda do seu imóvel a um preço justo em relação ao mercado, vende mais rapidamente, e mais próximo do preço proposto.
Sendo atualmente possível vender por um preço mais elevado. No caso de colocar, inicialmente, um preço muito alto, pode provocar o efeito contrário, que em jargão imobiliário se chama “queimar sua casa”. Causando nos potenciais compradores, a impressão de que o imóvel esconde um defeito, ou que o vendedor está pressionado e disponível, para fazer uma grande redução de preço.
A escolha correta de um agente imobiliário para transacionar o seu imóvel é essencial para uma transação suave e sem percalços, contando com a sua experiência sustentada pela sua formação técnica e profissional.
Como Escolher O Seu Agente Imobiliário?
Clientes que fazem o seu trabalho de casa, podem poupar muito dinheiro e obter uma transação suave e sem percalços. Não desperdice tempo nem dinheiro. Decida o que é mais importante para si, e depois procure um profissional que entende suas necessidades e seu projeto. O que perguntar na entrevista ao agente? Como é que ele vai estabelecer o preço de vende. A análise comparativa do mercado que mostra o valor de venda das casas similares que foram vendidas na sua área. A elaboração do plano de Marketing da sua propriedade. Estabelecer o planeamento da comunicação e tempo de envio de relatórios. Tempo de licenciamento do agente, e a forma de atendimento e a sua capacidade de comunicação. A estrutura de custos do agente, com especial atenção na percentagem a ser cobrada e o tipo de serviços prestados. No acompanhamento das visitas vai estar sempre presente e vai ser o seu contato permanente. Oferece um Programa do tipo TRANQUILLI-T da Remax ? Finalmente perguntar, se percentagem definida, abrange todos os estes serviços.
Só depois de concluída a venda (a escritura), e que o agente receberá a sua comissão. Nunca se esqueça. O seu agente imobiliário é uma autoridade para o ajudar a tomar as melhores decisões, mas no final que tem sempre a última palavra é o dono do imóvel, porque é, provavelmente, o maior investimento do seu patrimônio. Venda a sua casa de forma inteligente. Tendo em conta que o valor comercial dos imóveis flutua, com as mudanças nas conjunturas da economia.
Para terminar, os principais deveres do agente Imobiliário: Ser honesto e cordial e nunca esconder nenhum detalhe do processo ao cliente. Informar o cliente da evolução do seu processo de mediação. Identificar previamente, todas as pessoas que visitam o imóvel. Conhecer bem as caraterísticas do comprador, antes de mostrar o imóvel para causar o mínimo de incómodo ao proprietário. Informar o cliente de todas as propostas recebidas pelo imóvel, ainda que estas não satisfaçam as condições.
Não transforme a venda da sua casa num jogo de azar. Com um bom agente, ganha sempre.
Se tiver em alguma pergunta ou comentário, terei muito gosto em esclarecer, discutir e encontrar o melhor esclarecimento e a reposta mais eficaz.
Francisco Mendes Remax du Cartier H.S
514. 781.0843, email: fmendes@remaxducartier.com
OBS: A propósito, um amigo, um vizinho, um colega ou membro da sua família que precisa de uma referência imobiliária, por favor não hesite em dar-lhe a minha referência.