Este ano devido a pandemia do covid-19 não se realizou as Grandes Festas do Espírito Santo.
Domingo passado, 31 de maio, Domingo de Pentecostes do Espírito Santo em Montreal um grande vazio de tristeza na nossa comunidade.
Graças ao Padre Adam da Missão Santa Cruz, através da tecnologia, celebrou a missa em honra do Divino Espírito Santo e assim celebramos juntos a eucaristia em modo virtual. Eu senti uma grande tristeza cá no fundo uma falta das celebrações deste dia tão especial para todos nós que fomos criados com estes valores sabem muito bem onde eu quero chegar.
Quero chegar como faz falta a partilha destas celebrações com os nossos amigos e familiares, como faz falta o cheirinho das sopas do Espírito Santo, como faz falta ir rezar o terço junto com os nossos amigos e familiares e depois do terço cantar os hinos, ouvir as filarmónicas, onde há um açoriano, há o Espírito Santo.
As Festas do Espírito Santo foram trazidas dos Açores para a diáspora na alma e no coração do povo Açoriano. Diz-se que foi trazida para Portugal pelos Franciscanos, que terão acompanhado os primeiros povoadores e que terá sido a Rainha Santa Isabel na sua vila de Alenquer que fez coroar um pobre no dia de Pentecoste.
O QUE É O DO DIA DE PENTECOSTE,
E QUAL É O SIGNIFICADO:
O Pentecoste foi o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos pela primeira vez. Antes disso o Pentecostes era uma festa judaica instituída por Deus, para celebrar a colheita.
O significado de Pentecostes: 50 Dias Depois.
O termo Pentecostes é de origem grega e significa “cinquenta dias depois. Esta data também é considerada o dia do nascimento da igreja.
No novo Testamento Pentecoste é o dia da vinda do Espírito Santo. No antigo Testamento, o Pentecoste era celebrado tradicionalmente pelo povo hebraico como “Shavuoth” que significa “Semanas” nesta época o significado desta celebração era agradecer a Deus pela colheita.
Viva o Espírito Santo que o Espírito Santo continue presente em todos nós, que o Espírito Santo leve para todos muita saúde.
Viva o Espírito Santo, Feliz Dia dos Açores a todos os Açorianos espalhados pelo mundo.
“Que ninguém nos tire o nosso orgulho de ser Açoriano”.
Texto de: Francisca Reis