F1: MAX VERSTAPPEN VENCE GP da ESPANHA

Esta foi a sétima prova deste Campeonato do Mundo da Formula 1, realizada em Montmelo no Circuito Internacional da Catalunha., e este para o Grande Premio de Espanha. Construído em 1991 tem 16 curvas, com 4,675 km cada, 66 voltas e duas zonas de DRS uma delas mais longa.
Este é o 60 GP de Espanha. Schumacher e Hamilton com seis vitórias foram os que mais vezes venceram em Espanha. E, quem não recorda com saudade em 1991 a luta lado a lado em grande velocidade entre Ayrton Senna e Nigel Mansel e em 2006 Fernando Alonso que viria a ser o primeiro piloto espanhol a ganhar um Grande Prémio Nacional e ja agora, porque não recordar tambem em 2016, depois do acidente entre os dois pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, Max Verstappen, com 18 anos e 227 dias conseguiu ser aqui o piloto mais jovem a vencer um Grande Premio da Formula 1. Ah… como o tempo passa!
E passa tão depressa que o próximo Grande Prémio de 16 a 18 de junho será o nosso Grande Prémio do Canadá, evento este a ser realizado no Circuito Gilles Villeneuve, na ilha Notre-Dame. Como já vem sendo uma tradição, quinta-feira dia 15, das 9h até 12h o leitor poderá visitar a linha dos Pits e ao mesmo tempo dar uma olhadinha às garagens de todas as equipas da F1, tirar uma fotografia e quem sabe trazer consigo um autógrafo do seu piloto favorito. Nós lá estaremos a sua espera.
Sábado para as classificativas e a inconstancia da chuva foi verdadeiramente marcante pois a 14 minutos do final da Q1, somente 7 carros conseguram escrever o seu tempo.
Bandeira Vermelha.
Q2 e a baixa de perfomance de Sergio Perez, faz-se sentir, uma vez mais, com uma saida de pista e sessão terminada para o mexicano. Golpe de teatro entre os dois pilotos da Mercedes com Russel a encostar e acidentar o carro de Hamilton, ficando o Russel por aqui .Charles Leclerc, Ferrari fez-lhes companhia. Q3 e Verstappen, Red Bull faz a sua 24 Pole Position, em carreira a sua primeira em Espanha, seguido do espanhol Carlos Sainz, Ferrari e Lando Norriz, McLaren. O canadiano Lance Stroll partirá da sexta posição . Perez, Leclerc e Russel fora do TOP 10.
Domingo,com Charles Leclerc, Ferrari e Sargent, Williams, a sair da via das boxes e Pierre Gasly duplamente penalizado, e depois de se ouviram os hinos de Espanha e da Catalunha tocados ao piano por Laura Andres, as verdes abriram a pista e como por magia ou verdadeiramente com um talento fora de série Max Verstappen fecha a porta a Carlos Sainz e comanda o GP de Espanha enquanto Lance Stroll, sobe para terceiro lugar na corrida. (pela primeira vez esta época Stroll larga a frente de Alonso). Encosto entre Norris e Hamilton com Norris a ter que visitar as boxes, Os Mercedes à 8ª volta começam a ter ritmo de corrida e Hamilton passa Lance Stroll enquanto Russel ganha a posição de Alonso. 15ª volta e as equipas de ponta entram para mudar de pneus, numa estrategia e previsão que a chuva vai chegar. 23ª volta e Verstappen, Red Bull tem uma vantagen de 10 seg. sobre o segundo na corrida que Hamilton, Mercedes. 50ª volta e embora uma boa luta no meio do pelotão, não deixa de ser uma corrida com bom ritmo mas muito monótona. Forte pressão de Perez sobre Russell, com o mexicano a fazer a volta mais rápida. Presença sempre admirada e querida de Peter Sauber, (com os seus 80 anos) nas garagens. Verstappen castigado com bandeira petra e branca, por exceder o limite das linhas brancas, mas nada interfere nos comandos da corrida e na sua 40 vitórias em carreira, vencendo-a com um Grand Slam; Pole, Liderança, Volta mais rápida e Corrida, seguido dos Mercedes e dos britânicos Lewis Hamilton e George Russell. Sergio Perez, Carlos Sainz, Lance Stroll, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Guanyu Zhou, Pierre Gasly os 10 primeiros.
É numa boa verdade um grande prazer pilotar este carro, obrigado a todos. por esta extraordinaria corrida, disse Versttapen. Quanto a Aston Martin que esperavam fazer melhor em Espanha terminaram a corrida em 6 Lance Stroll e 7 Fernando Alonso. O outro espanhol da Ferrarri Carlos Sainz, comentou; foi uma corrida dura infelizmente não podemos lutar la na frente devido a degradação dos pneus. Com o 8 lugar de Esteban Ocon e o 10 de Pierre Gasly a Alpine diz-se satisfeita da corrida. Festa na garagem dos Alfa Romeo com Guany Zhou a pontuar em nona posição.
Corrida dura, muito ineressante e dei o melhor de mim estou verdadeiramente contente com estes dois pontos disse Zhou. O seu companheiro de equipa Valtteri Bottas terminou na decima nona posição.
Próximo encontro, 18 de junho no Grande Prémio do Canadá.