FadoAlado teve recentemente, no “Got Talent Portugal”, o merecido momento de glória. A RTP1, transmitiu ao mundo, o Fado e, do bom, aquele que os açorianos, sobretudo os terceirenses estão habituados a admirar.
Não nos devemos surpreender pelo sucesso do FadoAlado. Toda a sua história é um conto de fadas. Mas um conto de fadas construído sobre talento, trabalho, rigor, disciplina e confiança. Nada de mágico nesta receita. Somente trabalho inestimável e a fé em si próprias.
Em Abril de 2014, Montreal teve o privilégio de as apreciar, aquando da sua passagem nesta cidade, a convite do Festival Portugal Internacional de Montréal. Nessa altura eram só três, as irmãs Sara e Leandra Mota e a menina Filipa (na altura tinha 14 anos) que se fizeram acompanhar por cinco bons músicos. Tinham como nome FADAlistas, porque são realmente fadas do fado.
Em janeiro deste ano, acompanhado pelo casal Odete e Eduíno Martins, fomos propositadamente a Toronto para assistir a um dos espectáculo promovidos pela nossa conterrânea Sara Costa e de seu cônjuge Marco, em colaboração com a Casa dos Açores do Ontário. Sara e Leandra Mota, a Filipa Lima, hoje uma linda mulher, Ivânia Pires e Lizélia Toste, acompanhadas por Tânia Gaspar (piano), Diogo Brasil ( guitarra clássica), Ricardo Martins (bandolim), Gonçalo Fonte (acordeão) e Bernardo Oliveira (percursão), impressionaram com um espetáculo simplesmente fantástico.
Sara Mota, a líder do grupo disse e muito bem, de que “o fado é destino e sorte, o alado é a liberdade para, é a capacidade para, é o ser possível voar”, e é isso que fazem. A sua vontade em fazer diferente, tomam a liberdade de alterar as vozes e a maneira de tocar, sempre respeitando o fado tradicional.
Mas este grupo não se contenta somente com o fado, também participa, há vários anos, no carnaval terceirense. Este ano o seu tema “Circo Carnaval” bailinho das Motas 2020. Mais de sessenta danças, bailinhos e comédias percorrem nos próximos dias 22, 23, 24 e 25 de Fevereiro os palcos da ilha. Várias são as transmissões em direto. Da sociedade do Raminho procure no facebook rwv ratel e do teatro Angrense procure Azores TV by VITEC. Certamente outros canais irão transmitir este teatro popular influenciado por Gil Vicente.
Para aqueles que desconhecem o carnaval da Terceira e para terem uma ideia do que é, procurem no YouTube, por exemplo o bailinho das filhas do Mota.
Feliz Carnaval a toda a comunidade.