Em Portugal, os festejos do vinho e das vindimas são no final de setembro. Antigamente, as vindimas eram celebradas como uma festa de convívio entre amigos e família, onde todos se reuniam ao som de música folclórica e partilhavam a experiência de vindimar, seguida de merecidas refeições. Hoje em dia, a tradição perdura aliada a um forte convívio e ao trabalho árduo que inclui todas as gerações. Ainda há quem colha as uvas manualmente, embora já se utilize vários processos mecanizados para transformar as uvas em vinho.
A festa da vindima, cá em Montreal começou há pouco tempo e é organizado por um lindo grupo da Comissão da Festa da Vindima chefiado por o senhor António Calisto. Logo a entrada havia uma mesa em frente do palco com vinho doce e “punch” para todos se servir.
Depois tivemos o Sr. António e Natercia Calisto que deram as boa-vindas à todos os presentes e logo de seguida iniciou-se o jantar, e foi bem rápido com pão à vontade, uma travessa de queijo, chouriço, morcela e carnes frias, sem esquecer o prato principal, Carne estufada com batatas e legumesuma saborosa sopa, e o prato principal que foi, para mim, uma verdadeira delícia, parabéns a equipa da cozinha que fizeram um excelente trabalho.
Na parte músical foi o Baile dos Pescadores, uma linda tradição folclórica, e também sem esquecer DJ Jeff Gouveia e Mario Marinho que animaram o resto da noite. Foi realmente uma noite bem divertida. Parabéns a todos.