As Mordomas das Festas do Divino Espírito Santo e de São Pedro de 2019, Rosa Margarida Andrade e Ana Isabel Soares, estão de grandes parabéns junto com toda a equipa que ajudaram a este grande sucesso de festividades que revelam a importância das festas em honra do Divino Espírito Santo, e mostra bem o espírito do povo Açoreano.
Sexta-feira 28 de junho, foi rezado o terço no parque de estacionamento do hôtel de ville, com um número razoável de fiéis, com cânticos lindos cantados pelos presentes. Após a liturgia foi servida a tradicional carne guisada, muito bem cozinhada pela sra. Lúcia de Sousa e sr. Luís de Sousa, estava deliciosa. Houve a líndissima Marcha dos Amigos de Rabo de Peixe com várias danças, com uma excelente música para dançar tocada por Jorge Pimentel e sua família, era um rodopio de gente a dançar e a cantar, serão muito alegre à maneira dos Açores.
Sábado 29 de junho, o início das festividades com atuação da marchas da Associação Portuguesa do Canadá foi complicado com a chuva. Depois foi um verdadeiro milagre com a temperatura e tivemos uma excelente atuação do conjunto Starlight, muito apreciado, estes músicos já têm um bom reportório e fama internacional.
No âmbito destas festas religiosas, tradicionais, culturais e tipicamente açorianas, mostra-se os costumes do povo acoriano e sobretudo uma componente típica da gastronomia açoriana que estava uma delícia, neste caso as tradicionais sopas do Espírito Santo, como a carne guisada, a massa sovada, as malassadas e o arroz doce.
Domingo 30 de junho, a animação musical foi sem dúvida de 5 estrelas com a marcha do Clube Oriental, o Rancho Folclórico Ilhas do Encanto da Casa dos Açores, DJ Moreira, César Russo vindo de Brampton, e o nosso famoso Eddy Sousa, DJ Xmen. Sylvie Pimentel foi a apresentadora e animadora durante todo o fim de semana fazendo um trabalho maravilhoso.
Pois então o cortejo estava muito lindo, todos muito bem apresentados, as meninas todas bem vestidas a condizer com as mordomas muito bem acompanhadas por 3 filarmónicas, a Banda Lira Nossa Senhora de Fátima vinda de Toronto, uma das mais antigas filarmónicas do Canadá fundada em 1970; a Filarmónica Portuguesa de Montreal fundada em 1972, e a Filarmónica do Divino Espírito Santo de Laval fundada em 1978.
As Festas terminaram em alegria com o sorteio dos prémios e o sorteio das Domingas:
1ªDominga: Teresa Isadore
2ªDominga: K. Sousa
3ªDominga: Mariazinha Arruda
4ªDominga: José Fonseca
5ªDominga: Alison Pereira
6ªDominga: Cindy Sousa
O novo Mordomo 2020 de Santa Teresa é Jerry Arruda e a sua equipa (Jason Arruda, Sara Batista, Carlos Medeiros, Norberto Amaral, Gabriel Perdigão, Sylvie Machado). Parabéns ao Jerry, parece que o mês de junho de 2020 vai ser muito ocupado para o nosso amigo Jerry com a primeira dominga da Missão de Santa Cruz e a Mordomia em Santa Teresa. “Com saúde e fé o Divino Espírito Santo sempre ajuda”.
TEXTO: JORGE MATOS E FRANCISCA REIS
FOTOS HUMBERTO CABRAL