Festejos do Divino Espiírito Santo em Santa Cruz

Na missão Santa Cruz sexta-feira 7 de Junho iniciou-se o 40º aniversário do Império de Pentecostes, às 19h30 houve a recitação do terço, em seguida foi servida a tradicional carne guisada. Às 21 horas foi apresentado uma atuação de concertinas por Armandinho Cunha, vindo de Gatineau.
Sábado continuou a festa com a missa das pensões, às 11h benção e distribuição das mesmas. Às 17h foi rezado o terço animado com o grupo coral de Santa Cruz. 19h30 tivemos o gosto e o prazer de apreciar a interpretação da escolinha dos campinos do Ribatejo, digamos que sem dúvida o futuro deste magnífico rancho folclórico que representam as tradições do nosso Ribatejo, e todos estes elogios assistimos a atuação dos adultos deste mesmo rancho.
Pela 21h teve início o baile animado pelo conjunto musical SAGRES vindos expressamente de Toronto animando a festa com músicas bem ao gosto das pessoas presentes no recinto, aproveitando o dia que esteve excelente.
Domingo às 12 horas saiu o cortejo, que deu a volta ao quarteirão; recolhendo à igreja foi celebrada missa pelo Rev. Padre Paulo Batista, acompanhado pelo coral do senhor Santo Cristo dos Milagres e coroação dos mordomos. No final da missa a rainha da festa deu às crianças uma mini-massa sovada para dignificar este momento histórico, onde a rainha Isabel ofereceu ao povo pão. Um lindo gesto dos Mordomos e da sua Rainha F. Batista e é de louvar estas lindas tradições que chamam a nossa juventude. Foram em seguida servidas as sopas e carne. Para as crianças houve a oportunidade de comer cachorros, e gelados.
Também podemos notar a amabilidade dos donos do jornal A Voz de Portugal, Sylvio Martins e Marie Moreira, ofereceram uma placa comemorativa a três pessoas Jerry Arruda, os Mordomos da Santa Cruz e ao José e Margarida Machado que dignificaram de uma maneira ou de outra marcando a história do jornal. Às 19h iniciou-se um concerto interpretado pela Filarmónica de Montreal. O conjunto Seleção com o vocalista Brian Ferreira animaram o baile no adro da igreja.
Parabéns aos mordomos desta festa, Sara Batista e Carlos Medeiros, que foram os grandes obreiros secundados por uma excelente equipa de ajudantes, chefiada por Jerry “Portugal” Arruda, que não mede esforços para ajudar a comunidade. Para o próximo ano haverá só duas coroas.
PrImeira coroa
1ª Dominga – Jason Arruda
2ª Dominga – Lúcia Medeiros
3ª Dominga – Miguel Amaral
4ª Dominga – Sylvie Machado
5ª Dominga – Jake Garcia
6ª Dominga – Armanda Garcia
SEGUNDA coroa
1ª Dominga – Jerry Arruda
2ª Dominga – Antero Branco
3ª Dominga – Lucia Amaral
4ª Dominga – Phenisha F. Batista
5ª Dominga – Anabela Medeiros
6ª Dominga – Gina Isidoro
E, para finalizar, os novos Mordomos são José Pacheco e José Machado. “Os cozinheiros do Império de 2019 são os Mordomos de 2020, parabéns aos novos Mordomos e adoro este vento de mudança e de modernidade, quem quer ser Mordomo pode ser, não precisas de ser rico ou pobre, o mais importante é ter FÉ”, disse Sylvio Martins.