Vamos assinalar a passagem dos 60 anos da fundação deste jornal, num auspicioso dia com a data de 25 de abril de 1961, sendo com muita honra e orgulho que me associo com algumas e humildes palavras a esta importante efeméride.
O jornal que viajou entre dois continentes para servir a comunidade portuguesa de Montreal ‘A Voz de Portugal’ (AVP), era publicado no Continente e, portanto, a refletir mais profundamente no que acontecia por lá. Posteriormente é que foi também publicado nos Estados Unidos e foi, finalemente, imprimida aqui.
O nome de A Voz de Portugal, certamente que cada vez mais tem vindo a refletir quase tudo o que se passa na comunidade. É, pois, em todo o sentido ‘a voz da comunidade portuguesa da província do Quebeque’. É mais luso-canadiano do que apenas ‘luso’.
É de notar que através dos anos o jornal A Voz de Portugal esteve sempre na primeira linha, informando e historiando a nossa comunidade com altos e baixo, Há três anos o cônsul-geral de Montreal disse-me que “Este jornal é um verdadeiro património jornalística e histórico para a comunidade portuguesa de Montreal, a comunidade não sabe a riqueza deste jornal que dá a esta comunidade, porque já tem 30 anos de jornais no seu site web, e isto dá um valor inestimável a esta organização comunitária.
Devemos todos acarinha-lá e ajudar o mais possível para continuar. É o jornal mais antigo do Canadá e o segundo mais antigo do continente da América do Norte”.
Mesmo se, hoje em dia, estamos numa grande crise, A Voz de Portugal sempre está presente quer seja em pápel ou em digital e é importante de sempre na primeira linha, informando tudo o que se passa, mesmo através do grupo de Facebook do jornal A Voz de Portugal que já está a quase a 2700 pessoas que estão a ver o fio de informação e dinamismo que estamos a criar para todos os que estão ligados a este grupo.
A partir do 13 de fevereiro de 2021 vamos começar a festejar este grandioso evento em todas a partes tal como a cultura, literária, gastonómica e histórica.
Durante 3 meses vamos festejar de uma maneira complètamente diferente e de uma maneira em que todos possam acompanhar estas festas em grande.
O primeiro evento será na Casa Minhota com um DVD histórico da festa do Padre José Maria Cardoso. Quando comprar o prato vai poder receber a primeira parte deste evento em DVD. E, depois vai continuando de semana em semana, vários eventos que vai ser ao seu agrado.
A Voz de Portugal, mais uma vez, vai honrar as festividades do 25 de Abril no dia certo com uma grandiosa festa à portuguesa, com grandes artistas de renomme internacional que vai cantar e encantar neste 60 anos do jornal, um evento gratuito para a comunidade se divertir e ter o momento memorável junto à nós.
O cartaz será divulgado em breve tal como todos os eventos que serão realizado de semana em semana.
Obrigado por tudo e espero que todos serão connosco para festejar os 60 anos do jornal A Voz de Portugal.