No Centro Comunitário do Espírito Santo de Anjou organizou-se a festa tradicional de São Martinho no sábado 16 de novembro de 2019. Esta festa é para celebrar o outono e o início do inverno em Montreal.
A sala estava cheia de boa gente e não só pessoas que gostam de comer bem e adoçar a boca porque todos sabem que quando vão ao Centro todos ficam contentes porque comeram muito bem. Isto é que o que dá valor ao Centro Comunitário do Espírito Santo de Anjou. A noite foi muito bem animada pelo DJ Entre-nós. No final da noite teve o concurso do melhor vinho, e o Liberal Miranda ganhou esta competição. Parabéns aos organizadores e VIVA O SÃO MARTINHO.
História de São Martinho
Martinho de Tours foi um militar, monge, bispo e santo católico, nascido a 316 e falecido a 397.
A lenda conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
Martinho de Tours: A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior. Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho. São Martinho tornou-se no padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. (extrato do site web calendarr).