A igreja de Nossa Senhora de Fátima em Brampton celebrou mais uma vez as Festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Milhares de pessoas vindas de várias partes do Ontário, Quebeque e Estados Unidos da América deslocaram-se à cidade de Brampton.
Pela primeira vez fui ver o que os outros fazem, tive a oportunidade de ir a Brampton com a Filarmónica Portuguesa de Montreal que organizaram muito bem esta viagem. Fiquei impressionado como tudo decorreu muito bem. Na nossa chegada tivemos um lindo acolhimento dos organizadores com um saboroso almoço, depois seguimos para o Hotel Marriott que era bastante confortável. Depois voltámos à festa e tive a oportunidade de falar e conversar com um dos organizadores que me informou que esta festa teve o seu início no ano de 2006, pela irmandade do S. S. Cristo liderada pelo Guido Pacheco que já lá vão 14 anos que se realizam estas festas. Recebeu a confiança e aumentou o número de devotos que hoje se deslocam de várias cidades onde há portugueses para assistirem e participarem na maior festa religiosa com origem na ilha de São Miguel que se realiza nos Açores.
Um fim de semana cheio de significado
Sábado, uma linda tarde de sol, aconteceu a Mudança da Imagem acompanhada pela Banda Lira Portuguesa de Brampton e a Filarmónica de Montreal com centenas de promessas que seguiram atrás da Imagem do Ecce-Homo. Depois da Imagem dar entrada na igreja foi celebrada a Santa Missa com o templo completamente cheio com gente até fora da porta para assistir à Eucaristia. Mais tarde foi a vez do arraial ao ar livre com concerto pela Filarmónica Portuguesa de Montreal e entretenimento com os artistas Lucy e Bella, Michelle Madeira, João Marques, Lúcia de Sousa, Paulinho do Minho, Mário Marinho, e o fabuloso conjunto Além Mar, a terminar a noite um bocadinho frio, mas com artistas assim, ficámos bem quentinhos.
Domingo, num fabuloso dia de sol, foi a grande festa que começou pelo meio dia com a Missa Solene presidida pelo padre Hélio Soares vindo de Capelas, São Miguel, Açores seguindo-se a majestosa procissão que percorreu algumas ruas da área, acompanhada por quatro filarmónicas, Banda do Sagrado Coração de Jesus, a Filarmónica Portuguesa de Montreal, a Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto e a Banda Lira Portuguesa de Brampton.
Diversos grupos da paróquia seguiram a imagem do Senhor Santo Cristo. Várias entidades políticas também marcaram presença na procissão e os nossos amigos Paulo Teves, diretor regional das Comunidades e Carlos Botelho, diretor da Azores Airlines em Toronto.
O último dia dos festejos, segunda-feira, foi marcado com um cortejo de oferendas à volta da igreja, seguindo-se a celebração de uma Missa de Ação de Graças. Após a Missa houve arrematações e leilão de ofertas no salão de festas e arraial com a Banda Lira Portuguesa de Brampton.
Acompanhando a Filarmónica Portuguesa de Montreal foi bastante enriquecedor conhecendo nova gente e também tivemos a oportunidade de ir à sede da Banda Lira Portuguesa de Brampton. uma linda sede com muita história nas paredes.